quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Scorpions - Lonesome Crow(1972)

A banda Scorpions era formada na época por: Klaus Meine(vocalista), Rudolf Schenker e Michael Schenker(guitarristas), Lothar Heimberg(baixista e backing vocals) e Wolfgang Dziony(baterista). Todos os instrumentistas também participavam nos backing vocals. O disco de estréia dessa banda alemã que surgiu em 1965 foi lançado em 1972. Lonesome Crow é definitivamente uma obra rock progressivo de qualidade. Começa com "I'm going mad" que tem um groove bem legal, bom backing vocal, bom uso do eco. A parte instrumental é ótima, destaque para a guitarra. Percussão bem interessante. Nela Klaus Meine canta sobre um homem enlouquecendo ao caminhar pelo deserto.
"It all depends" é mais animada que a anterior. A letra é bem simples mas é a parte menos importante, o foco cai mesmo sobre a parte instrumental muito bem executada. Canta sobre a convivência de um casal e o custo financeiro decorrente para o homem apesar de ele não se importar.
"Leave me" começa misteriosa com o som de vento e um barulho bem estranho e agudo que não sei bem o que é. Entram guitarra e baixo lentamente, e num ritmo tranquilo, "papapa papaaa" nos vocais de apoio, o vocalista canta para que uma mulher o deixe. Depois da segunda estrofe entra uma parte instrumental com um belo solo de guitarra, acompanhado por um bom baixo, e aquele som agudo irritante presente desde o começo. O final é bem intenso.
A quarta faixa é bem calma. "In search of peace of mind" é linda e doce e fala sobre um lugar imaginário para onde o eu-lírico "foge" quando se sente triste e sozinho. Mais ou menos no meio tem uma parte mais sombria, que cai para um certo desespero. A melodia dá um tom bem adequado a essa emoção passada de querer de qualquer forma conseguir a paz de espírito. Termina com fade-out.
"Inheritance" está entre as melhores a meu ver. Pelo título pode-se ver que é uma música sobre herança. Fala sobre dinheiro e as emoções que ele passa. A parte instrumental é simplesmente genial, com destaque para guitarra e baixo, a bateria não fica muito atrás. Em 2:22 temos uma seqüência de frases bem interessantes. Pouco após a música diminui de intensidade e a letra passa a falar de dívidas. Cresce novamente após a 4a estrofe.





"Test the mend, devil mend
Bloody money when it's lent
Scum repair everywhere
They want money, oh"
Trecho da letra de Inheritance 



"Action" está entre as mais curtas do álbum mas não fica muito atrás em qualidade. Começa bem com baixo e bateria acompanhados pelas guitarras. A letra fala sobre a falta que o eu-lírico sentirá da sua vida atrás do volante. Ela tem uma dinâmica bem interessante.
Encerram o disco com a faixa-título. Talvez a mais psicodélica e complexa com duração de 13 minutos e trinta e um segundos. Admito que não entendo muito bem o que a letra quer dizer. Fala sobre a passagem do tempo, mensiona o Corvo Solitário(Lonesome Crow), indaga sobre de onde eles são e seus pensamentos(não é claro sobre quem se está falando). A parte instrumental é simplesmente a melhor do disco, todos os instrumentistas atuam bem nessa música épica. Poderia escrever parágrafos e parágrafos aqui e não chegaria nem perto da experiência que é ouví-la. É facilmente uma viagem musical. Segue um vídeo com ela abaixo.




Se acharem esse disco e gostarem do gênero recomendem que o comprem, é na minha humilde opinião, um dos melhores que já tive o prazer ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário