sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mombojó - Amigo do Tempo (2010)

O terceiro disco da banda, Amigo do Tempo deve ser ouvido com calma, sem pressa. O compararei principalmente, com o primeiro trabalho da banda ("nadadenovo", já resenhado , faixa-a-faixa, alguns posts atrás). Enquanto termino este texto, estou terminando de ouvir "Homem-espuma" que ainda não conhecia, lançado entre os dois discos já citados nete texto.
Amigo do tempo tem bem menos distorção que o Nadadenovo. Diria até que tem uma sonoridade quase aérea, flutuante. É um bom disco para se ouvir quando você quer relaxar. Não me entenda mal, não é de forma alguma monótono. Nele, a banda flerta com a música eltrônica, o que já vem ocorrendo desde o "Homem-espuma" e se aprofunda mais nesse disco. Chiquinho, o tecladista, usa em algumas músicas timbres que lembram música de video-games antigos. O que mais fez falta, pra mim, nessa obra foram as belas melodias da flauta, instrumento que era um grande diferencial da banda. A escaleta, menos freqüente nos trabalhos anteriores desapareceu. Para quem não leu a resenha anterior da banda, o Rafa, que tocava flauta, violão e trombone, faleceu em 2007.
Segue abaixo o clipe da última canção do disco, "Papapa" que tem aqueles teclados com timbre de chip-tunes, citados acima. O vídeo retrata os membros da banda como super-heróis daqueles seriados japoneses dos anos 90 (Jaspion, Jiraya, et cetera), fato que se repete em outro clipe do mesmo disco("Antimonotonia").


Não vou me aprofundar nas letras já que ouvi o disco apenas em meu mp3. Não tive tempo ainda de acompanhar a música lendo os versos da banda. O tempo é tema recorrente nas letras. Em "Entre a união e a saudade" o eu-lírico diz "sinto não ser dos mais saudosistas". Esse disco não abandonou as letras depressivas como pode-se ver em "Triste demais". Ela tem muito mais claramente os sons de video-game do disco, lembrando jogos antigos. Talvez uma forma de mostrar um isolamento em lembranças do passado. "me resumo a sentir a vida. Triste demais pra televizão" É seu refrão. Apesar de ter uma letra tão tirste sua parte instrumental é bem animada, gosto, nessa música, da bateria e do teclado.
Fico por aqui, vou ouvir mais o álbum e acompanhar as letras e talvez posto uma análise um pouco mais detalhada. Até a próxima!
Seguem abaixo os links dos outros dois clipes de "Amigo do Tempo":


Antimonotonia(HD)
O mais vendido

Um comentário:

  1. Anão, eu e o sgsage estamos voltando com as blogarias, e estamos re-recrutando quem quiser voltar.
    Então me envie um email (gfounded@gmail.com), e VAMOS OBAMAR!

    :3

    ResponderExcluir