sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Resenha de Cart Life.

Cart Life é definido por seu criador como um simulador de varejo. Ele é muito mais do que isso.



 

Nele pode-se escolher 2 personagens jogáveis(na versão gratuita), cada um com sua história, vantagens e vícios. Temos barras de necessidades que lembram The Sims como sono e comida para todos e algumas específicas para cada vendedor. A grande diferença é que em The Sims só é possível controlar o tempo livre dos Sims, com alguns raros eventos no trabalho. No jogo em questão controlamos o dia inteiro dos protagonistas, inclusive alguns de seus sonhos. O gráfico tem estilo 8 bits e a trilha sonora é em chip-tunes o que combina bem com essa estética. Falarei abaixo sobre o personagem que é mais fácil de não dar spoilers o outro personagem é Melanie uma mãe recém-divorciada que abre uma barraca de café.
 Andrus Poder é um imigrante Ucraniano que quer começar uma vida nova abrindo uma banca de jornal em outra cidade com seu gato Mr. Glembovski. Ele tem ótima ética de trabalho o que significa uma maior carga horária na banca, sente menos fome que os outros e come praticamente qualquer coisa. Contudo, ele é fumante desde criança e frequentemente vai querer um cigarro e começar a tossir o que atrapalha as outras atividades. É importante também se lembrar de comprar comida para o gato e de alimentá-lo.
O objetivo desse jornaleiro é conseguir dinheiro o suficiente para pagar o aluguel do hotel em que se hospedou no começo da semana.  No prólogo ele está num trem traduzindo um poema em sua língua natal para o Inglês para praticar. Depois ele está em frente à banca de jornal que irá comprar, e gasta uma boa grana nisso e na licensa da prefeitura para vender jornal. Aparece então a opção de um tutorial para quem ainda não jogou. Ensina a abrir o menu e o mais importante, definir o preço que irá vender o jornal e como agir numa venda. Após isso Andrus chega num hotel barato e em sua parede tem um grafite escrito "Não se torne o que você odeia", entra na recepção e paga a primeira semana do aluguel.




 A partir de  então é possível jogar livremente.Para se deslocar entre os bairros na cidade é preciso escolhê-los no mapa e um meio de transporte(a pé, de ônibus ou de táxi). Os ônibus só funcionam num determinado horário. Fui para o bairro do supermercado e comprei barras de cereal, leite, cigarros e copos descartáveis. O leite é bom porque é uma comida barata para o gato e pode ser vendido também. Vendi alguns jornais algum leite e voltei para o hotel para dormir. A mecânica de colocar os jornais na banca e da venda é meio tediosa, porém ajuda na imersão. Com o passar da semana você vai aprendendo os nomes dos clientes, seus hábitos, maneirismos e papeia com eles. A rotina é repetitiva, mas eu gostei bastante da história e das músicas. Os sonhos são interessantes, contribuem no desenvolvimento do personagem.

O jogo é gratis e pode ser baixado aqui. Por mais 5 dólares pode-se jogar com um terceiro personagem.



2 comentários:

  1. Nunca me interessei por The Sims, mas esse jogo me pareceu bastante interessante talvez devido ser algo parecido como uma segunda vida em 8 bits.

    ResponderExcluir